Durante as lives e nas salas de sinais, utilizamos termos para facilitar o aprendizado e descontrair.
Carangueijo 🦀
O termo apropriado é “consolidação / consolidar”, ou seja, quando o preço de um ativo financeiro lateraliza, anda de lado como um carangueijo.
Normalmente ocorre em dias de índice de alto impacto pois os mercados não se movem a espera dos resultados dos índices.
O quê fazer?
Dependendo do padrão de oscilações, quando é mais de 2 vezes maior que o spread, é ótimo fazer scalping.
Gato chorão 🐈
O trader inexperiente e ansioso que acha que o mercado tem que se mover em linha reta e contínua para o alto, sem oscilações.
Um ativo como o Bitcoin que subiu 30000% desde 2010, quando performa uma queda de 10% num dia, começa a choradeira.
Quando isso ocorre, chamamos de “gato chorão”.
O quê fazer?
Apenas tire sarro daquele seu amigo noob no mercado financeiro que vive chorando quando desce 0.1%.
Cavalinhos 🦄 🫏
Os momentos de euforia e tristeza fazem parte do dia a dia do trader.
Um exemplo clássico foi a grande expectativa em ver o Bitcoin subir em $74K a 2 meses do Halving e, descer de $74K para $64K no mês seguinte. Em menos de 1 mês, todos felizes e eufóricos com o Bitcoin superando o $64K e, no mês seguinte, tristes ao vê-lo de volta em $64K após alcançar uma nova ATH.
O quê fazer?
Apenas tire sarro daquele seu amigo noob no mercado financeiro que vive reclamando que o Bitcoin não sobe.
Isso não é hedge, é cagada
Num dos inúmeros vídeos aula do Luiz Hota, ele comentou sobre as técnicas de hedge.
Hedge é um termo usado erroneamente pelos traders quando cometem um erro grave e corrigem com posições contrárias somando a mesma quantidade de lotes.
Exemplo, 5 lotes de compra no XAUUSD dando negativo e a conta em risco. Para “salvar” a conta, ou seja, aplicar um “hedge”, o trader aplica 5 lotes de venda, travando o balanço da conta.
Eu tenho a mesma opinião do Luiz, que definiu isso como “cagada”.
Se você chegou a esse ponto é por que fez e está fazendo cagada. Nas palavras dele “Isso não é hedge, isso é CAGADA! CAGADA!”.
Claro, não quer dizer que é errôneo aplicar a técnica, afinal, é possível salvar e reverter a situação com operações concorrentes. Apenas evite entrar nesse tipo de situação. Trader profissional e experiente não aplica lote maior que a conta e assim evita cair nesse tipo de “cagada”.
Stop loss
Nesse feriado de golden week, perguntei as crianças o que elas preferiam. Disney, Resorts, Yach, USJ ou uma caixa de papelão bem grande.
Eles optaram pela caixa de papelão.
Qualquer uma das outras opções me custariam, no mínimo 500 mil ienes pois eu não gosto de esperar em longas filas e sempre pago os passes prioriários, que acabam saindo caro.
Bom, a opção da caixa de papelão foi estratégica pois eu sabia que eles, ingenuamente a escolheriam.
Ela me serviu como stop loss.
Qual a importância do stop loss no trade?
TUDO !
Eu seto o stop somente após o saldo da operação tornar-se positivo e abrir espaço suficiente para setar num local positivo e, raramente num local negativo.
Há um motivo específico para manter a técnica, o qual ensino na prática durante as lives e quase que diariamente nas salas de sinais. Explicarei o assunto num artigo mais detalhado.
Finish him!
Quem nunca foi liquidado pelo bogdanoff?
Bogdanoff é um meme famoso do mundo do trade.
Sempre que fazemos uma compra com lote arriscado ele ataca com um forte dump. Do contrário, sempre que vendemos, ele faz o pump.
Apesar da brincadeira, no mundo real isso realmente acontece. As corretoras ou market makers liquidam os próprios clientes, buscando o stop sempre que possível.